Fique por dentro
Cronograma do Casamento

Cronograma de casamento

 

 

Cronograma de casamento: como planejar seu casamento em um ano

 

Nós vamos te ajudar a fazer com essa tarefa que é o cronograma, para que fique perfeito para seu casamento. Nossas ideias são de listar todos os itens necessários para você saber por onde começar. É muito importante seguir um planejamento e, aos poucos é claro, e agendar todos os compromissos. Você vai ver como cada detalhe será importante para não acumular tudo nos últimos meses, afinal, é o planejamento do seu casamento e tudo tem que ser divertido, único, lindo e perfeito J.

 

Aqui você terá informações de todos os fornecedores necessários para um casamento, desde foto e vídeo, assessoria e decoração, até o aluguel de carro para os noivos, site de casamento, etc. Aproveite nossas dicas.

Antes de começar

 

Antes de começar, temos um alerta muito importante: sempre pesquise sobre a reputação de seus fornecedores, pois aqui vamos apenas indicar o tipo de serviço/produto. Busque em sites de reclamação e consulte as redes sociais. É essencial ter a indicação de alguém conhecido, mas sempre cheque a reputação na internet também.

Outra dica interessante é fazer painéis no Pinterest com todas as suas ideias. Surgirão milhares de opções de todos os itens que você vai lidar nesse próximo ano de planejamento. Organize suas ideias e siga nosso cronograma que vai dar tudo certo.

 

 

12 meses antes do dia da festa e cerimônia

 

Festa de noivado

 

Muitos casais preferem comemorações mais íntimas, mas fazer um evento de Noivado é a partida para o começo do planejamento do casamento.

Alguns casais optam por noivar com a família e amigos, outros fazem a festa após o pedido oficial, apenas para brindar o amor. Vai depender dos planos de cada casal e investimento, é claro. Aproveite a festa para começar a fazer seu enxoval. Seus amigos e familiares com certeza darão presentes deste universo de cama, mesa e banho para você.

Definição de locais

 

Comece a estudar a localização mais adequada para seu casamento, sempre considerando suas necessidades, mas também a de seus convidados. Muitas pessoas preferem optar por locais próximos para fazer celebração e a recepção. Outras já preferem realizar tudo no mesmo local. Tudo vai depender de vocês.

Pesquise com calma todas as possibilidades. Pode ser na praia, no campo, na fazenda, na igreja ou no salão, o que importa é que será inesquecível.

definicao-localizacao-de-casamento-planejamento-em-1-ano

Nesse período, agende as degustações dos espaços que forem mais adequados. É muito bom poder experimentar todas as opções de cardápio disponíveis para acertar na escolha.

Faça uma tabela comparativa com todos os itens servidos em cada buffet, pois, acredite, isto vai ajudar muito na hora de você tomar a decisão final. Veja alguns itens que você pode adicionar à sua planilha:

  • Quantidade de horas de festa
  • Tamanho do espaço
  • Serviços oferecidos
  • Preciso alugar algum móvel?
  • Aluguel de um gerador, ou confirme se o mesmo estará no “pacote” é muito importante.
  • Qual o tipo de cardápio?
  • O que está incluso no cardápio? Entrada, massa, prato principal, sobremesa?
  • A mesa de doces está inclusa no serviço oferecido pelo buffet?
  • Elaboração do bolo
  • Aluguel do bolo fake
  • Lanches da madrugada
  • Quais são as bebidas oferecidas?
  •  

Montar este planejamento e visitar os lugares toma um bom tempo, portanto, dedique esse primeiro mês para decidir estes detalhes, pois, sem eles será impossível dar sequências aos próximos itens do cronograma. Um mês poderá ser pouco tempo. Por isso, tente restringir suas opções logo no início.

Pesquise primeiro antes de sair agendando horários com todos os espaços.

local-da-festa-planejamento-de-casamento

Escolha de fornecedores

 

Procure saber quando será a feira de noivas da sua cidade, ela ajuda a dar novas ideias e achar fornecedores. Uma ótima dica é aproveitar as indicações de fornecedores dos próprios buffets e igrejas. Se você não tem ideia por onde começar, este é o primeiro passo.

Muitas vezes você vai se deparar com fornecedores exclusivos, isso é bastante comum. Na Igreja X só entra decoração do fornecedor Y, por exemplo. No buffet Z só entra o Dj parceiro da casa, pois o equipamento instalado já é dele. Esta prática pode ser um empecilho na sua escolha, então, vale ficar sabendo de todos os detalhes antes de fechar esta etapa.

Casamento na Igreja

 

Se você pretende casar na Igreja, informe-se sobre o processo matrimonial e veja as datas do curso de noivos. Não deixe para a última turma, já que sem o curso você não casa.

Se o seu casamento não for realizado na paróquia do seu bairro, você terá que pedir uma transferência do Instrumento Canônico, um documento que autoriza que você case em outra paróquia. Você terá também que providenciar sua Certidão de Batismo atualizada, que deverá ser retirada no local onde você foi batizado.

casamento-na-igreja-rio-de-janeiro-sao-francisco-de-paula-planejamento-de-casamento

Casamento Civil

 

O casamento civil é um ponto para se pensar. Valor para casamento no cartório ou na igreja católica costuma ser muito parecido. Na igreja católica, é possível realizar o casamento religioso já com efeito civil. Mas para realizar o casamento civil em lugares externos como em um sítio ou em um buffet, você terá que pagar um valor extra para o deslocamento do juiz de paz, isso é comum. O ideal é realizar o casamento civil uma semana antes no cartório, se você não pretende dispor deste valor extra.

casamento-civil-assinando-os-papeis-planejamento-de-casamento

 

Pré Lista de Convidados

 

Um item crucial para se dedicar antes do grande dia. É impressionante, mas você vai perceber como muitas amizades mudam em um ano. A ideia é fazer uma estimativa da lista de convidados e fechar o buffet para menos pessoas, já que, geralmente, 20% dos convidados da sua lista costumam não aparecer.

É muito difícil acertar a quantidade exata de convidados. Às vezes, o erro para menos gera custos posteriores, mas evita o pior erro: mais pessoas do que o espaço comporta comparecerem ao seu evento.

Geralmente, os buffets trabalham com uma margem de 10% a mais na festa, isto é, eles proporcionam comida e acomodação adicionais, com pagamento posterior, mesmo você tendo contratado uma quantidade menor. No entanto, cuidado para não passar desta margem de segurança.

11 meses

Foto e vídeo

De todos os fornecedores, este tem que ser o mais impecável. Ele vai capturar os melhores momentos do casamento e você certamente vai querer guardá-los para o resto da vida. Errar no fotógrafo é perder uma lembrança de um momento único. Portanto, escolha com atenção e sempre verifique detalhes como quantidade de fotos e/ou páginas contratadas, tipo de fotos, tipo de álbum, tipo de filmagem, se algum ensaio fotográfico está incluso e etc. As tabelas comparativas ajudam também neste caso. Comece a se inspirar em fotos, salve-as em seu Pinterest.

 

Cabine fotográfica

Muitos fotógrafos já oferecem o serviço de cabine fotográfica. Também existem empresas especializadas em alugar essa máquina. Poder levar uma lembrança personalizada da festa com a foto dos convidados é um ótimo presente. Isto substitui uma lembrancinha convencional e ainda movimenta a festa. Vale pensar a respeito.

Decoração

Agora que o espaço foi definido, chegou a vez de ver todos os artifícios para embelezá-lo. Alinhe todos os detalhes que lhe agradam antes de procurar um decorador. Defina as cores da cerimônia e da festa. Pesquise tipos de flores, tipos de arranjos e vasos, itens que podem agregar a sua decoração, como puffs e aparadores, defina as toalhas, os porta-guardanapos, modelo da mesa de doces e etc.

 

 

Com estas informações em mãos, será possível solicitar os valores e orçamentos.

Pedir um orçamento comparativo dentre vários fornecedores é bastante complicado, quando o assunto é decoração, pois nem sempre eles trabalham com o mesmo portfólio de produtos e pode ser que o preço se torne muito diferente.

Aproveite para pesquisar sobre o os modelos e formatos de buquê, geralmente, os decoradores que o fazem. Se for utilizar flores na lapela dos padrinhos, também consulte as possibilidades.

 

10 meses

Música: Dj, banda, escola de samba, orquestra ou coral

A escolha do repertório musical vai depender do seu estilo de festa. Pesquise todas as possibilidades. Normalmente, o Dj é o profissional mais escolhido. Pergunte se o contrato dele inclui o aluguel de todos os equipamentos necessários, pois, muitas vezes, você terá que alugá-los separadamente. Verifique com o local de celebração e o espaço da festa, se os profissionais escolhidos são compatíveis com as normas. Em alguns casos, o espaço não tem estrutura para uma banda ou escola de samba, por exemplo.

Se está em dúvida, vale ler este artigo: “É melhor contratar dj ou banda?”.

 

Se o casal é mais tradicional e procura por algo mais romântico, contratar um coral ou uma orquestra é uma ótima opção. Se a opção é música instrumental, procure um quarteto de cordas, é realmente muito interessante. Trompetes também são muito comuns para marcar a entrada dos noivos.

Lembre-se, você terá que procurar profissionais tanto para a cerimônia religiosa, quanto para a festa. Verifique a possibilidade de trabalhar com equipes integradas.

Iluminação

A iluminação geralmente é feita pelo Dj, ou até mesmo pela decoradora. Contudo, se os profissionais que você está contratando não têm este tipo de serviço incluso, será necessário alinhar com uma empresa especialista na parte dos pontos de luz.

Bar

Se você vai querer servir drinks e caipirinhas no seu casamento, será necessária a contratação de um bar. A maioria deles cobra um preço fixo por pessoa. Por outro lado, em alguns casos, compensa buscar um serviço de bebidas consignadas e preço fixo para a mão de obra. Você precisa sentar e fazer as contas.

 

Save the date

Neste momento, muitas coisas já estão encaminhadas. Desenvolvam um Save the date para que seus convidados possam agendar o casamento. O Save the date consiste em um aviso para que as pessoas reservem a data e horário do casamento.

Ele pode ser feito de várias formas. Você pode elaborar um memorando e mandar pelo Whatsapp, pode montar um evento no Facebook, pode ligar ou avisar pessoalmente também. Há quem prefira imprimir cartões e dar às pessoas.

Algumas pessoas esperam dar 6 meses para a festa, mas se vocês têm convidados de fora da sua cidade ou se vão casar em outro local, vale já deixar avisado para que todos possam se programar e vir para a comemoração.

 

9 meses

Lua de Mel

Dedique esse mês exclusivamente para a pesquisa da lua de mel. Pesquise por locais ímpares, pois ela tem que ser mágica! Estude todas as possibilidades de roteiro e de passeios. Os destinos mais comuns são ilhas paradisíacas da América e a tradicional Europa e seus destinos românticos.A França e a Bélgica tem destinos surpreendentes. Se as contas estão apertadas, vale investir na lua de mel no Brasil, uma vez que temos diversos locais incríveis aqui.

 

 

Viagens de navio de uma semana são ótimas opções para intercalar com outros destinos em solo.

Informe-se também a respeito dos preços de passagem, hospedagem e passeios. Reserve tudo com antecedência e faça um roteiro. Salve todas essas informações, pois você poderá usá-las na sua lista de presentes.

Noite de núpcias

Aproveite o clima de busca por hotéis e já escolha o local onde vocês irão passar a noite de núpcias. Deixe reservado com antecedência e já tire mais um item da sua cabeça, afinal, faltam 9 meses e você ainda tem muita coisa para alinhar no planejamento do casamento.

 

8 meses

Assessoria para o dia

Antigamente, ter assessoria para o dia do casamento era um luxo. Hoje, este mercado está repleto de profissionais competentes e acessíveis que estão aqui para nos ajudar. Algumas noivas sentem a necessidade de contratar assessoria desde o início do processo matrimonial.

A maioria deixa para contratar a assessoria apenas para o dia, que estará lá para ajudar no que for preciso, desde resolver eventuais contratempos até para ajudar a noiva ir ao banheiro com um vestido de quinze quilos!

A assessoria tem um cronograma perfeito para seguir e acompanha todos os passos do casal. Ela auxilia no posicionamento de todos diante da celebração religiosa e também ajuda os noivos no que for preciso. A assessoria também é responsável por conferir todos os itens contratados, desde a preparação até a finalização da cerimônia e da festa.

 

Vestido de noiva

Se pretende alugar o vestido, 8 meses de antecedência da festa é um bom período para começar a escolher. Não precisa ser antes, porque, afinal, somente agora você sabe mais detalhes sobre o grande dia. Nesse mês, você já saberá se o casamento será na praia, na fazenda, na igreja ou somente no salão e também já estará ciente como será feito o casamento civil.

Você certamente já terá acesso a todas as ideias da decoração, o convite e já estará sonhando com todos os detalhes que ainda estão por vir. Prove 500 modelos se for preciso! Leve em consideração o formato do seu corpo e escolha o vestido que mais se adeque ao seu tipo físico. Tenha personalidade, afinal, você tem que estar linda no grande dia. Seja ele simples e discreto, colorido ou inspirado na realeza, o importante é se sentir bem.

 

 

Traje do noivo

O traje do noivo é sempre mais fácil, pois não existem tantas opções assim. O ideal é ir em uma loja especializada e ficar por algum tempo provando algumas opções, até achar a que tem mais a ver com o estilo do noivo.

Aproveite e já deixe escolhido também os trajes dos padrinhos, já que, de alguma forma, o traje deles tem que conversar com o traje do noivo. Além disso, você precisará desta informação para a elaboração dos convites.

Pesquise também sobre os trajes das madrinhas, daminha de honra e pajem. Às vezes, na mesma loja que você encontra os trajes do casal e pode conseguir condições de pagamento interessantes por fazer todas as reservas no mesmo local.

 

Escolha das alianças

Existem literalmente milhares de modelos diferentes de alianças disponíveis no mercado. Vale pesquisar não só o design, mas também a qualidade.

Muitos casais deixam para a última hora para comprar as alianças, enquanto alguns já as possuem desde o noivado. Nossa dica é fazer essa escolha com calma e muita antecedência, pois você pode precisar ajustar o tamanho do aro. O ideal é já estar com as alianças em ordem, porque, sem elas, não haverá casamento. 

 

7 meses

Convites

Definir os convites de casamento é uma tarefa simple,s quando você encontra um fornecedor que faz tudo para você. Caso você opte por fazer por conta própria, tem uma lista de itens para pesquisar: papel, gráfica, tipos de acabamento como fitas, cristais e pérolas.

Feche a sua Lista de casamento, mas calcule convites extras para a última hora.

Convite dos padrinhos

Para o convite dos padrinhos, servem as mesmas dicas dadas acima. O fundamental é decidir se será apenas um convite ou se você vai oferecer uma caixa com presentes também. Aqui, você pode fazer as caixa com empresas especializadas ou desenvolver de forma artesanal.

Muitos noivos oferecem docinhos com bebidas para realizar este convite, mas o ideal é pensar em algo que realmente tenha a ver com o casal e com os detalhes escolhidos para o casamento, como cores e estilo. Se você pretende padronizar as gravatas dos padrinhos ou algum colar para as madrinhas, vale oferecê-los de presente em uma caixinha.

O convite deve conter informações importantes, tais como tipo de traje e onde alugar, cores dos vestidos e cronograma de datas importantes como os chás e as despedidas.

Você pode optar por desenvolver dois convites, um especial para os padrinhos e outro para o resto dos convidados, isso fica ao seu critério.

Como há muitas informações para escrever, vale dividir para não ficar muito extenso. Cartas feitas à mão também são uma ótima ideia quando o assunto é emocionar seus padrinhos. Preparem os lenços!

 

Convite para dama de honra e pajem

O convite de dama de honra e pajem seguem a mesma linha, ou seja, você pode fazê-los ou encomendá-los. Neste caso, vale investir em docinhos e/ou itens para usar no casamento. Você pode oferecer brinquedos também, tudo vai depender da idade deles.

Acessórios para a noiva

Agora que você já tem o vestido definido, chegou a hora de começar a definir os acessórios que você vai usar: tiara, coroa, sapatos, brincos, meias, luvas, véu, voilette ou mantilha e grinalda.

 

O local onde você vai alugar seu vestido provavelmente tem algumas vitrines com sugestões, mas o bacana é se informar sobre lojas especializadas nestes itens. Em São Paulo, por exemplo, na rua São Caetano, há diversas lojas especializadas neste tipo de acessórios.

Para escolher os sapatos, a nossa primeira dica é escolher algo confortável. Se você adora um salto bem alto, vale investir em dois sapatos. Um para usar até a balada e outro para ser feliz dançando sem dor.

 

Geralmente, os vestidos de noivas são tão grandes e pesados que dificilmente seu sapato irá aparecer. Se este é o seu caso, invista no seu conforto em primeiro lugar. Não se esqueça de levar o sapato escolhido para fazer a barra do vestido.

Há quem prefira também usar itens personalizados, como forrar os sapatos com o mesmo tecido do vestido, confeccionar os brincos com um ourives de confiança, mas o mais prático é encontrar tudo pronto.

Aproveite para escolher ou mandar fazer a almofada da dama de honra ou o que ela vai entrar levando. Pode ser uma cestinha com pétalas de rosa ou uma plaquinha. O mesmo serve para o pajem.

Não se esqueça também do ditado: “algo antigo, algo novo, algo emprestado e algo azul”. Aproveite para investir na sorte e escolher os acessórios pensando no ditado das noivas.

Defina também o buquê e informe a decoradora.

6 meses

Bolo, docinhos e bem-casados

Se o seu buffet não oferece estes serviços, chegou o momento de você procurar estes fornecedores. Se você conseguir encontrar bolo, docinhos e bem-casados na mesma doceria, pode ser possível fazer um pacote bastante interessante. Vale pesquisar e experimentar.

 

Um detalhe muito importante é que a Anvisa proibiu bolos comestíveis de serem expostos na mesa de doces do casamento. Os motivos são por questões de saúde e higiene, mas principalmente por prevenção à dengue, pois geralmente eles são úmidos. O bolo também fica muitas horas fora da geladeira e pode estragar. Nossa dica é deixar para investir em um bolo cenográfico. Encomende um bolo com decoração simplificada para servir aos seus convidados.

Aproveite este mês e vá atrás do bolo cenográfico também. Ele deverá combinar com a decoração e com os docinhos escolhidos.

Caligrafia

Agora que seus convites já estão prontos, é preciso colocar os nomes dos convidados. Muitas pessoas fazem isto direto com a gráfica com aquelas pequenas tags. Mas no final das contas, o preço é bastante similar ao de contratar os serviços de caligrafia. O resultado com caligrafia é bem mais requintado. Pesquise todas as opções, pois depende muito de cada projeto.

Sempre deixe alguns convites em branco e combine com o profissional sobre a possibilidade de levar convites extras para serem feitos posteriormente. Você com certeza irá precisar.

 

5 meses

Carro dos noivos

Este não é um item obrigatório, mas é uma opção bacana para embelezar o seu álbum de casamento, sem contar na comodidade em sair do salão de beleza em um carro exclusivo, passear com o noivo após a cerimônia e depois ir à noite de núpcias nele. Informe-se a respeito dos pacotes disponíveis, já que nem todas as empresas trabalham desta forma. Em algumas, o pacote não inclui a ida à noite de núpcias, por exemplo. Você pode escolher também entre carros antigos, mais modernos ou até mesmo uma limousine.

 

 

Dia da noiva

Agora que você já tem em mente o vestido de noiva e os acessórios que vai usar, aproveite para agendar o seu dia de beleza, o famoso dia da noiva. Existem diversos tipos de pacotes, dos mais simples, que incluem penteado, maquiagem e unhas, até os mais completos, que podem durar até dois dias. Em um, você faz limpeza de pele, depilação e estética facial. Em outro, você faz as unhas, o penteado, a maquiagem, uma massagem relaxante e banho de ofurô. Tudo vai depender do que você quer. Invista nesse dia pois ele será único.

 

Lembrancinhas

Reserve um dia para ir atrás das lembrancinhas do casamento, do chá bar e do chá de lingerie. Vale muito a pena comprar tudo junto para obter descontos. Procure em sua cidade a rua de comércio que possui estes itens. Em São Paulo, vale o passeio até a 25 de março, e no Rio de Janeiro, até o Saara. Há quem prefira fazer sob encomenda com artesãos locais. O projeto pode ser mais elaborado e mais caro, mas fica a critério de cada noiva.

Já que você vai atrás das lembrancinhas, aproveite para pesquisar itens pra lá de charmosos, como a pá de bolo personalizada com o nome de vocês e o topo de bolo. No momento do brinde e do corte de bolo, a pá personalizada irá
deixar este momento ainda mais especial. E a melhor parte é a linda recordação que vocês terão na casa nova depois.

Existem profissionais super talentosos que fazem o topo de bolo em biscuit ou outro material. Vale pesquisar.

Aproveite também para desenvolver os Kits de Banheiro, os lencinhos de choro para entregar aos padrinhos.

 

Divirta-se com o buquê de Santo Antônio e as plaquinhas da balada.

 

4 meses

Entrega dos convites dos padrinhos

Promova um jantar ou um encontro e torne este momento especial. Se as informações não estiverem no convite, forneça as datas das festas de chá bar, chá de lingerie e despedidas para que os padrinhos já possam agendar. Prepare tudo com carinho, pois será um momento muito especial para vocês.

Contratação de valet

Muitos buffets já disponibilizam de serviço de valet, informe-se como funciona e os valores. Para não ficar muito oneroso, é interessante pagar apenas os carros de pais e padrinhos e deixar que os demais convidados paguem o deles. Às vezes, será necessário contratar um valet terceirizado.

Cartório

Este é o momento para irem ao cartório para entregar documentos do casamento civil. Informe ao cartório o tipo de união também.

3 meses

Dança dos noivos

Se vocês querem fugir da tradicional valsa, chegou o mês de começar a ensaiar. Com 3 meses e 2 aulas por semana vocês com certeza não passarão vergonha. Procurem uma aula de dança em grupo para aprender o ritmo e depois contratem aulas particulares para desenvolver a coreografia. Outra opção também é contratar um coreógrafo desde o início.

 

Bebidas

Verifique quais bebidas não estão inclusas no serviço do buffet. Procure não misturar tantos tipos de bebida.

Whisky e vinho são itens opcionais, mas caso sejam escolhidos, provavelmente você terá que comprar à parte. Procure por distribuidores e empórios especializados para comprar em maior quantidade e obter descontos. Aproveite para comprar também as bebidas para o chá de cozinha, chá bar, despedida de solteiro e chá de lingerie.

Lista de Chá Bar e Chá de Cozinha

Em breve, você irá fazer o convite do chá bar e do chá de cozinha a seus convidados, então, chegou a hora de fazer sua lista. Existem diversas lojas especializadas em listas e muitas delas já possuem um banco de dados com sugestões de presentes. Se você está atarefada, vale aproveitar a lista disponibilizada pela loja e depois você troca os itens que não gostou ou já possui.

Contudo, a melhor opção é desenvolver sua própria lista com itens que mais lhe agradam.

Embora criar uma lista já ajude a vida de seus convidados, seria interessante criar mais de uma. Se for possível, crie também em uma loja online. Geralmente, as lojas virtuais disponibilizam a retirada de presentes pelos noivos uma semana depois da compra, o que pode não ser tão divertido, pois você terá que ir obrigatoriamente retirar seu presente e seu convidado não participará das brincadeiras no dia do Chá Bar ou Chá de Cozinha. De qualquer maneira, é uma opção para os convidados que não têm tempo ou que não poderão ir à festa não deixarem de presentear vocês.

 

Para o chá bar, vocês irão ganhar itens para o bar, além das tradicionais bebidas alcoólicas. Geralmente, estes itens já estão na lista.

Aproveite para colocar na lista itens para complementar o seu enxoval, uma vez que agora você já terá ideia do tamanho da sua cama e da sua mesa, por exemplo. Se você não ganhou tudo no noivado, essa é uma boa hora para aproveitar.

Lista de presentes de casamento

Todas as lojas que fazem lista de chá bar e chá de cozinha também fazem a lista de casamento. Aproveite este momento e faça todas as listas e ganhe tempo.

Mas se você não quer montar lista de casamento, o mais indicado é montar um site de casamento. Ali, você pode montar uma lista virtual, onde cada presente é uma cota e você receberá o valor em dinheiro. Isto é uma ótima opção, pois facilita a vida de todos os convidados. Você não ganhará 500 presentes repetidos e poderá comprar tudo com o seu gosto. Caso vocês já tenham tudo, melhor ainda, coloque no site opções de passeios e jantares da lua de mel.

 

Lista Chá de Lingerie

 

São poucas as marcas que fazem lista de chá de lingerie, mas isto é algo que também facilita a vida de todos. Você marca um dia para provar a loja inteira e escolher as lingeries que você gostaria de ganhar. Depois, com a lista pronta, suas convidadas comprarão de fato os itens que você amou. A lista facilita muito para as pessoas acertarem a numeração e saberem seu gosto. Este é um item optativo, muitas noivas preferem deixar livre.

Entrega dos convites

 

 

Esta será a missão mais difícil de todas: entregar convites vae exigir muito tempo e muita disposição. Principalmente se sua lista for grande e todos os convidados morarem na sua cidade. Mandar convites pelo correio é uma prática bastante comum para convidados de outras cidades, mas se a pessoa mora relativamente perto de você, fica muito chato não entregar o convite pessoalmente, afinal, se ela está sendo convidada, ela é querida. Envie primeiro os convites de correio, assim você terá tempo suficiente de elaborar outro, caso ocorra algum imprevisto.

Se seus convidados são da sua cidade, você não precisará se preocupar com hospedagem para eles, porém, vale pesquisar reserva de hotel para os convidados que vêm de fora. Se você vai casar fora da sua cidade, veja isso antes de fazer os convites, assim, poderá dar estas informações aos seus convidados.

Vale ressaltar 4 dicas importantes na hora de entregar os convites:

  • 1 – Se o convite for “José… e família”, certifique-se quantos convidados irão. O ideal é falar “Espero vocês quatro lá….”. Assim, o convidado saberá de fato quem está sendo convidado.
  • 2 – Fale da confirmação de presença. Em todos os convites estão escritos o RSVP, mas as pessoas costumam esquecer de responder e você ficará bastante preocupada com isto mais para frente.
  • 3 – Explique para pessoas menos tecnológicas como funciona a lista de presentes de casamento e o site, pois muitas delas não estão acostumadas com isto e acabam ficando com dúvidas.

E o último comentário é: prepare-se para tomar muito café com bolo e comer pizza. Entregar convites engorda!

2 meses

 

Fale conosco
+55 (11) 97217-8048
atendimento@debutar.com.br
São Paulo - SP
Debutar 2020 - Todos os direitos reservados